Caná

Carreira em Cristo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Quero antes de entrar para a mensagem dizer às pessoas que pensam em suicidar-se para usarem do formulário “Fala comigo” que está no fim das páginas da Chave de Davi, para antes de qualquer coisa conversar connosco por e-mail. Por norma respondo a todos e-mails, ainda que não seja de imediato. Agora indo para o nosso assunto, vamos hoje reflectir a respeito de fazer carreira em Cristo.

Para o efeito, vamos ler juntos II Timóteo 4:7-8 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

Pode soar um pouco estranho falar de carreira para questões espirituais. Geralmente ouvimos esta palavra associada à carreira profissional, militar, académica, política, artística, desportiva e por aí fora. Como forma de referir a trajectória que um indivíduo percorre ao longo da sua vida. Há quem engloba na carreira o conhecimento que é acumulado, competências e habilidades que a pessoa vai desenvolvendo para crescer.

Todavia, apóstolo Paulo em várias partes da bíblia, uma delas lida no início, leva-nos a entender que esse assunto de carreira não é apenas no mundo, mas também em Cristo. Lendo Hebreus 12:1, podemos perceber que ao assumirmos uma vida com Jesus nos é proposta uma trajectória por viver! É-nos proposta uma carreira!

Noções gerais sobre carreira em Cristo

A carreira em Cristo pode ser completa ou incompleta, mas ela só nos é útil no primeiro caso (Atos 13:25). Jesus disse ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus (Lucas 9:62). Isto é, a partir do momento que decide iniciar esta trajectória de vida deve ir até às últimas consequências.

Outra coisa, não podemos confundir carreira em Cristo com ministério, pois este último está dentro do primeiro (Atos 19:24). Infelizmente, muitos crentes esperam receber ministério ou ser consagrado para fazer carreira [risos...]. A partir do momento que recebe Jesus, sua trajectória em Cristo já começou, havendo necessidade de buscar alimentar-se (aprender) primeiramente com leite e depois com comida forte (I Coríntios 3:2).

Isso para dizer que a carreira em Cristo tem suas fases, onde iniciamos como meninos e gradualmente vamos subindo tendo como alvo o nosso aperfeiçoamento até atingirmos a imagem de Jesus Cristo (I Coríntios 13:11; Efésios 4:13). Crescimento espiritual tem a ver com nosso nível de semelhança com Jesus (Efésios 4:11-13; Génesis 1:26).

Ambiente da carreira cristã

O ambiente em que se desenrola a carreira em Cristo é detalhada em Hebreus 12:1. Podemos ver nessa passagem que a nossa carreira em Cristo acontece em meio a uma multidão de testemunhas a nossa volta.

A partir do momento que aceitamos Jesus há uma multidão de pessoas que fica de olho em nós. A bíblia diz que o universo aguarda com ardente expectação a manifestação dos seguidores de Jesus (Romanos 8:19; João 1:12). Isso significa que este assunto de carreira em Cristo deve ser encarado com grande responsabilidade e zelo por parte do crente.

Você pode pensar que ninguém te vê! Cuidado! A bíblia diz que há uma multidão de testemunhas sobre você. Alguns para colher coisas boas e outras para criticar negativamente.

Uma das minhas irmãs, a Líria, contou-me um dia que ela passava a vida a postar versículos bíblicos no status dela do WhatsApp. E pensava que aquilo não tinha efeito nenhum. Mas um dia ela soube que muitos dos seus colegas da faculdade faziam “screenshot” para guardar na galeria dos seus telemóveis. Há uma multidão de testemunhas de olho em você e quase todos em silêncio [risos...]. Sê responsável e zeloso!

Para além da multidão de testemunhas, a carreira cristã acontece sob ameaças de ser afectada por embaraços. Quando o crente não vigia ou não se prepara adequadamente pode cair em circunstâncias que impedem ou dificultam a sua trajectória em Cristo. O que eu falo, a maneira como visto ou me apresento, os lugares que frequento, por exemplo, podem criar embaraços na minha carreira.

Outra coisa que caracteriza o ambiente da trajectória cristã e vem mencionado em Hebreus 12:1 é o pecado. Nesse versículo somos alertados que o pecado fica mesmo à nossa volta. O pecado rodeia o crente, esperando por um deslize ou cedência a uma tentação para entrar na vida dele.

Olhando para esta lista que compõe o ambiente em que realizamos a nossa carreira, dá para pensar em desistir. Mas é importante que se diga, pois nós devemos estar consciente do cenário da trajectória do crente. Ter de trilhar em meio a multidão de testemunhas, embaraço e pecado sem perder de vista a santificação [risos...].

Louvado seja Deus, que apóstolo Paulo deixou escrito como ele fez para ter uma carreira cristã saudável, ao ponto de ter a coroa da justiça aguardando por ele.

Requisitos para uma boa carreira cristã

Viajando para Atos 20:24, podemos ver que um dos segredos de apóstolo Paulo é que ele não tinha a sua vida por preciosa. Muitos de nós falhamos aqui, pois olhamos a nossa vida como algo precioso.

Paulo considerava-se morto e crucificado com Cristo. Tanto mais que escreveu: “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus” (Gálatas 2:20).

O apóstolo Paulo entendeu correctamente o que Jesus disse, e passo a citar: “Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira” (Mateus 10:39). Não ter a sua vida por preciosa é um dos pontos fundamentais para fazer uma boa carreira em Cristo.

Depois de esquecer os seus próprios interesses, Paulo cumpria com alegria a sua trajectória. Fazer carreira em Cristo não é fácil, o próprio Jesus disse que é um caminho apertado (Mateus 7:14), mas Paulo cumpria com alegria a carreira e o ministério (Atos 20:24).

Ele diz que quando as coisas estavam apertadas demais, apegava-se a convicção de que as aflições deste tempo não são para comparar com a glória que em nós há-de ser revelada (Romanos 8:18). E ele tomava toda armadura de Deus para resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficava firme (Efésios 6:13).

O Jesus que muitos de nós conhece é o de Mateus 11:28, o Aliviador [risos...]. E tem razão de ser, pois muitos de nós viemos à Ele na condição de cansados e oprimidos. Então conhecer o Jesus financiador da armadura na guerra contra as trevas não é fácil (Mateus 10:34). Sabendo disso, Paulo alerta a todos que querem fazer carreira em Cristo a estarem cientes de que o crente está num combate com o reino diabólico e é preciso lutar contra ele até ao fim (II Timóteo 4:7).

Há ainda recomendações que a carta aos hebreus dá para quem pretende fazer carreira. Hebreus 12:1 diz que é preciso deixar todo embaraço. Tira tudo aquilo que pode impedir ou dificultar o seu progresso na trajectória. Já falamos que tem coisa que não é pecado, mas embaraça quem deseja fazer carreira.

Gerindo coisas que embaraçam, você não vai longe. É melhor tirar isso do seu meio, primeiro para o seu próprio conforto na jornada e segundo pela nuvem de testemunhas que estão sobre você (I Samuel 17:38-39; Hebreus 12:1).

Outra coisa que o versículo diz para deixar é o pecado. Não há homem que não peca, isso está claro (II Crónicas 6:36; Eclesiastes 7:20), o que Deus não quer é você ser praticante do pecado, ou seja, ocasionar ou voluntariar-se ao exercício de acções pecaminosas (I João 3:9; 1:8-9).

Após isso somos orientados a corrermos com paciência (Hebreus 12:1). Há muitos crentes que correm nos seus primeiros anos e depois regridem. Não podemos correr com precipitação e emoção. Devemos correr com paciência. Enquanto fazemos carreira muita coisa vai levantar-se para criar desgaste.

Vou dar um exemplo, como você vai se sentir quando correndo no caminho de Jesus, no final do dia aperceber-se que sua vida profissional, académica, financeira e tudo mais não está andar? Não leva muito tempo para o desânimo e desmotivação atacar-te. Por isso a bíblia diz para correr com paciência, pois é ela que vai tornar sua corrida sustentável ensinando a saber esperar em Deus.

A Palavra diz, também, que essa corrida deve ser feita olhando para Jesus como exemplo, porque pelo gozo que lhe estava proposto aceitou ser humilhado, desprezado e afrontado para viver aquilo que mais queria, que era sentar-se à destra do trono de Deus. Jesus olhou para o gozo que lhe foi proposto e aceitou pagar o preço para tal.

Outra particularidade de Paulo é que reconhecia que era a graça de Deus que lhe fazia ser o que era, apesar de acreditar na necessidade de trabalhar arduamente (I Coríntios 15:10). A bíblia também fala sobre a importância de ter fé e ser humilde para fazer carreira espiritual (Atos 13:25; II Timóteo 4:7).

Outro aspecto importante é tirar partido da carreira para anunciar o evangelho da graça de Deus (Atos 20:24). Precisamos evangelizar! Alguns pensam que isso é apenas parar na praça e proclamar. Acabam excluindo-se porque não se sentem ousados para tal. Não é só isso, fala sobre Ele em todo momento oportuno no meio dos seus. Vai apresentando o Jesus aliviador, pois com tantos problemas esse rosto qualquer um aceita [risos...].

Jesus é o caminho, por meio do qual chega-se a Deus (João 14:6). Ao entregarmos a nossa vida a Cristo estamos a expressar o interesse de seguir os passos dEle. Pelo que não nos ajudará em nada, espiritualmente, não fazer parte de nenhuma igreja, ou ainda, pertencer só para não fazer desfeita, sendo fauna acompanhante e não tendo uma vida espiritual activa. Em Cristo é para fazer percurso! Em Cristo é para fazer carreira! Assim como você se preocupa em fazer carreira no seu trabalho, assim você deveria se preocupar em fazer carreira como crente (Efésios 6:5).

Já acabei de pregar! Quem ainda não é crente em Cristo Jesus, e o seu coração deseja neste momento começar a segui-Lo? Se você é essa pessoa, clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador. E para acompanhar nossas actualizações siga o nosso canal no WhatsApp clicando neste link.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

552474
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
146
184
1210
499826
3495
7811
552474

Seu IP: 66.249.66.204
2024-05-18 17:38

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top