Deserto da Judeia

Raça espiritual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! Celebramos hoje cinco anos da Chave de Davi! É comemoração dupla, pois alcançamos há poucos dias 500 mil acessos, numa altura em que caminhamos a passos galopantes para o texto 500, pelo que louvamos a Deus pela vida de todos que têm partilhado as publicações com mais alguém. A nossa visão é libertar e guiar para o caminho da salvação, evangelizando a Palavra de Deus na internet. E a nossa ideia é continuar aqui sempre movidos pelo espírito voluntário.

Gostaria, hoje, de reflectir com mais alguém a respeito de raças. Lendo a bíblia podemos identificar pelo menos três raças espirituais desde raça de víbora, lobo selvagem e ovelha. Vamos estudar sobre este assunto, procurando ver em qual dos grupos cada um de nós faz parte.

Em função da nossa maneira de ser e estar, a bíblia mostra-nos em que categoria de animal nos encaixamos melhor. Alertar que a bíblia não é racista, mas sim, por meio destes três animais, procura nos ajudar a ter uma real percepção do que somos biblicamente e o nível de trabalho que precisamos que Deus faça em nós para sermos o que Ele Deus deseja.

Raça de víbora

Para estudarmos sobre estes seres humanos, vamos abrir as nossas bíblias em Mateus 3:7 “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”.

Os homens que fazem parte desta espécie de animais foram identificados por João Baptista, enquanto baptizava inúmeras pessoas no rio Jordão, com água para o arrependimento.

Segundo João, fazem parte deste grupo os “crentes faz de conta”. Gente que finge que está arrependida da vida que leva, mas na verdade não mudou (Mateus 3:8). Só quer aparecer como cristão e arrancar aplausos da plateia com atitudes falsas, mas na verdade continua a levar uma vida desagradável para Deus.

Até pregam bem no púlpito, mas não vivem aquilo que ensinam (Mateus 23:3). As suas obras não passam de efectivação de estratégias de marketing só para serem bem vistos e atraírem respeito no seio da sociedade, ou seja, não fazem por Deus, não amam a Deus, amam sim a reputação (Mateus 23:5).

Esta raça, a de víbora, é perigosa, pois a sua maneira de ser e estar atrai admiração das pessoas para si enquanto eles são na verdade condutores cegos (Mateus 15:12-14). O condutor cego despreza coisas importantes da Palavra... Por outra, conseguem coar mosquito, mas engolem um camelo (Mateus 23:24). São esses que matam a expansão da igreja de Cristo, levam os incrédulos a terem mais alicerces para chamarem os servos de Deus de mafiosos.

As víboras com corpo humano ficam escandalizados com o evangelho verdadeiro e perseguem os enviados de Deus, difamando-os e em outros casos até matam (Mateus 23:34; João 8:48).

A respeito desta raça, Jesus Cristo disse: “Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados” (Mateus 23:28). E ainda garantiu que no Reino do Céu esta raça não entra (Mateus 5:20).

Lobos devoradores

A raça lobo selvagem ou lobo devorador são falsos profetas. As pessoas com esta característica infiltram-se no meio do povo de Deus vestidas disfarçadamente de ovelha, mas na verdade são lobos devoradores (Mateus 7:15).

A diferença entre esta espécie e a que vimos anteriormente, está no nível de consciência. As víboras são espiritualmente tolas e cegas e todo seu comportamento resulta dessa tolice e cegueira (Mateus 23:17), enquanto que os lobos devoradores são sábios para matar, roubar e destruir, isto é, agem intencionalmente (Mateus 7:15).

Eles, os lobos devoradores, aparecem no meio cristão para cruelmente enganar o rebanho, pregando mentiras encobertamente de modo a arrastar os crentes da sã doutrina para a falsa doutrina (Mateus 24:11; Atos 20:30). Trabalho deles é enganar.

Para que as suas mentiras tenham efeito, eles exploram muito a cobiça do ser humano, sobretudo bens materiais e coisas agradáveis à carne (Atos 20:30). Eles fazem milagres, também... Sinais e prodígios convincentes de que Deus é com eles (Mateus 24:24). Mas na verdade tudo não passa de marketing de um servo do Diabo [risos...].

Jesus Cristo afirmou que do jeito que são muitos e pela forma como se disfarçam [risos...] não é possível apontar, só é possível descobri-los atentando para os seus frutos ao longo do tempo (Mateus 7:16). Só é possível ver observando os resultados das suas acções ao longo do tempo. Com passar do tempo acaba se notando que suas acções atropelam os princípios bíblicos. Nem Deus, nem a bíblia muda... O que Deus chamou de pecado ontem, também é hoje, não importa o nível da modernidade.

Ovelha

Biblicamente, são todas as pessoas que ouvem a voz de Jesus e seguem-no (João 10:27). O Senhor Jesus explicou isso no dia da  Festa da Dedicação, perto do “Alpendre de Salomão”. Todo aquele que ouve a Palavra de Deus, aceita e segue é ovelha. E as ovelhas vivem em rebanho e Deus tem prazer em dar-lhes o Reino (Lucas 12:32).

O rebanho é pastoreado pelo Senhor Jesus. Ele que garante ser bom pastor, capaz de dar a sua vida por elas (João 10:11). Sumo Pastor Jesus explica, em João 10, que a ovelha é obediente e tem capacidade de reconhecer a voz do seu Pastor. Ela sabe que esta voz que chama pelo meu nome é meu pastor e assim que reconhece sai do curral.

Não precisamos de fazer apelos e dizer esta é a Palavra de Deus, não. As ovelhas conhecem a voz do seu Pastor. Elas sabem que quem está falando por meio desta ou daquela pregação é Jesus [risos...]. Quando é voz de um estranho também se apercebe logo e foge.

Davi foi pastor de ovelhas por muito tempo, por isso fala com propriedade sobre esse assunto em Salmos 23. Ele explica que a ovelha vive consciente de que nada lhe faltará, será bem cuidada e conduzida, andará sempre em segurança mesmo em situações perigosas, e o futuro é risonho.

Todavia, a bíblia explica, ainda, que as pessoas que um dia ouviram a Palavra de Deus, aceitaram, seguiram e depois desviaram-se são também ovelhas. Mas estas são chamadas de ovelhas perdidas (Salmos 119:176).

É necessário não confundirmos ovelha perdida e ovelha que falhou. A bíblia diz que a ovelha em forma humana é por natureza obediente, mas falha (II Crônicas 6:36). Ela não erra de forma voluntária e não vive no erro (Provérbios 28:13). Quando erra e passa a viver naquele erro ou em outros relacionados designa-se ovelha perdida.

A ovelha perdida vive biblicamente sem rumo, aflita e abandonada (Mateus 9:36). Vive sem ninguém para guiá-la e instruir sobre como entrar e como sair (Números 27:17). Isto é, aborda vida do seu jeito imprudente. Sua maneira de ser e estar é tradutora de alguém que gasta seu dinheiro naquilo que não é pão e o produto do seu trabalho naquilo que não satisfaz (Isaías 55:2).

Minha senhoras, meus senhores! Eu tenho alegria de anunciar que o vinho e o leite estão disponíveis sem dinheiro agora!!! (Isaías 55:1) O vinho que simboliza o sangue de Jesus e o leite que é a Palavra de Deus, na sua forma básica (I Coríntios 3:1-2; Mateus 26:27-28) estão disponíveis para toda ovelha perdida e você pode comprar tanto o vinho quanto o leite sem dinheiro.

Isto não é publicidade da refeição celestial [risos...]. Eu estou a dizer que Jesus deixou o rebanho no campo e está procurando pela ovelha perdida, não com vara em suas mãos, mas sim com vinho e leite. O vinho para, por dentro, lavar a ovelha perdida do pecado que lhe desviou e o leite para devolver-lhe ao caminho que leva ao Céu.

Já acabei de pregar! Quem é a primeira pessoa que reconhece que é raça de víbora, lobo selvagem ou ovelha perdida, e ouvindo esta mensagem decide aceitar a Jesus como seu Senhor e suficiente Salvador? Se você é essa ovelha, por favor, clique aqui para orar comigo.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

552492
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
164
184
1228
499826
3513
7811
552492

Seu IP: 66.249.66.161
2024-05-18 19:16

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top