Deserto da Judeia

Por quem devemos chorar?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Saudações! É com muita alegria que venho saudar aos usuários da Chave de Davi! Estamos a poucos meses de fazer seis anos de existência, iniciámos este trabalho em 2018. Tudo o que podemos dizer é até aqui o Senhor Jesus nos tem ajudado!

No ano passado ultrapassamos os 500 mil acessos com cerca de 30 mil pessoas espalhadas em quase 25 países. Vejo graça de Deus nisso! Gostaria hoje de conversar sobre uma interacção que Jesus teve a caminho de Gólgota.

Para o efeito, vamos ler juntos Lucas 23:27-31 “E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos e o lamentavam. Porém, Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então, começarão a dizer aos montes: Cai sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! Porque, se ao madeiro verde fazem isso, que se fará ao seco?”

O trecho bíblico que acabamos de ler deu-se depois de Jesus ser preso, ferido no sinédrio, e passado pelo julgamento. A multidão acabava de escolher, perante Pilatos, soltar Barrabás, um assassino, e crucificar Jesus, embora não houvesse motivos para tal (Lucas 23:23).

Dá para ver pelo texto que Jesus estava numa péssima condição, tanto mais que os soldados tiraram a cruz dEle e obrigaram Simão, um cireneu, a carregar por Ele. Por aquelas alturas cumpria-se ou acaba de se cumprir o Isaías 53:5, no qual é profetizado que Jesus seria ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades.

Ainda lendo a trecho bíblico, dá para perceber que as mulheres no meio da multidão ficaram comovidas com aquela situação que Jesus estava a passar. Afinal de contas, Jesus era um bom mestre, curava enfermos, ensinava coisas úteis para vida, multiplicava pães, etc. Que mulher não se sentiria comovida, vendo uma pessoa destas sendo maltratada? Então elas foram ter com Jesus e demonstrar que lamentavam aquela situação.

Certamente já muitas vezes fomos expressar a nossa tristeza pela situação que um familiar ou amigo estava passar na ideia de fortalecer-lhe… mostrar-lhe que estamos com ele… demonstrar que choramos juntos. A resposta da pessoa, geralmente, é obrigado.

Para a nossa surpresa, não foi assim com Jesus. As mulheres foram demonstrar que choravam pela situação que Ele estava a passar, e o Senhor reagiu dizendo “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim”. Jesus viu que aquelas mulheres não estavam a entender para quem estavam a chorar. Jesus entendeu que elas estavam a olhar para Ele como um simples bom homem. Jesus percebeu que não estavam a entender que estavam diante do Verbo, por quem foram feitas todas as coisas.

Aquelas mulheres estavam na condição da mulher samaritana, assim (João 4:10) [risos…]. Estavam a lamentar a situação do cordeiro enviado para ser levantado como Moisés levantou a serpente (João 3:14-15). “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos”. Jesus estava tentar dizer que estava ciente do que estava passar e que tudo estava sob seu controlo (Lucas 9:22).

Muitos de nós somos como estas mulheres que foram diante de Jesus para lamentar a situação dEle. Choramos porque Ele foi ferido e moído pelas nossas transgressões. Olhamos o episódio da crucificação tal como vemos uma recém-viúva da casa vizinha que perdeu seu marido. Jesus vem hoje e nos diz não choreis por mim, Eu que estava fazendo a vontade do Pai celestial (…). Antes choreis por vocês mesmos que levam uma vida mergulhada no pecado, porque se ao madeiro verde fazem isso, que se fará ao seco? Isto é, se ao sem culpa fez-se o que lemos na bíblia, quanto mais nós que temos culpa?

Jesus estava a dizer que aquela situação não deveria levar as pessoas a chorarem por Ele, mas sim a chorar por elas mesmas e pelos seus filhos, reflectindo com o pressuposto de que se ao sem culpa faz-se aquilo, o que se fará aos que têm culpa? Se ao perfeito fizeram aquilo, o que se fará a nós os mentirosos, bêbados, fornicadores, adúlteros, invejosos, promotores de heresias, feiticeiros, prostitutos, assassinos?  Se ao madeiro verde fizeram aquilo, o que se fará ao seco?

Partindo deste pressuposto, não iremos usar a rara oportunidade de falar com Jesus para chorar por Ele, mas sim iremos explorar esse tipo de encontro para chorar por nós assim como nossos filhos biológicos e espirituais. Vamos entender que estamos diante de um grande perigo!

Mulher que não concebe sente-se numa posição de desconforto, mas Jesus alerta que vêm dias péssimos em que elas vão ser consideradas as mais felizes (Lucas 23:29). A tribulação será tanta que vai ter valido a pena não ter gerado um filho. A tribulação será tanta que as pessoas vão cair num desespero profundo ao ponto de pedir montanhas para caírem sobre si a ver se encontram a morte. Apocalipse 9:6 diz que vêm dias em que os homens buscarão a morte e não a acharão, desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

Escuta, diante de Jesus não é a situação dEle que devemos chorar. Diante de Jesus devemos chorar pela nossa situação e dos nossos filhos a fim de beneficiarmos da ajuda dEle. Hebreus 4:16 diz “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

A situação de Jesus não é como a morte do marido da vizinha da casa ao lado. A situação de Jesus foi para mostrar a você a dimensão do que te espera caso você permaneça como lenha seca. Jesus não é mentiroso, se diz que esse dia há-de vir é porque tarde ou cedo esse momento vai chegar. Jesus passou pelo que passou para te livrar desse perigo. Deixa o sangue de Jesus molhar-te! Venha a Jesus!

Já acabei de pregar! Quem é o primeiro que não é crente e em seu coração sente a vontade de passar a seguir a Jesus. Se você é essa pessoa clica aqui para fazer a oração aceitando Jesus como seu Senhor e suficiente salvador.

Comments powered by CComment

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Visitas

552478
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Desde 31/07/2018
150
184
1214
499826
3499
7811
552478

Seu IP: 40.77.167.7
2024-05-18 17:58

Chave de Davi

Chave de Davi é um site moçambicano, que publica textos evangélicos, focados no caminho para a salvação. É independente das congregações religiosas e é gerida pela Dam. A visão deste site é libertar e guiar para o caminho da salvação.

Junte-se à nossa comunidade

Inscreva-se para receber e-mail para obter as informações mais recentes.

Fala comigo

Search

Ir ao Top